Uma aulinha muito especial

Na semana passada a Nossa aulinha de adestramento aconteceu no Espaço de 4 patas que é o Cachorródromo da nossa cidade. Um lugar lindo, lindo, lindo!

Não sei se você sabe – eu não sabia (!) – que o Adestramento de um cachorrinho com problemas comportamentais pode passar por várias fases. O do Chachá passou por muitas!!! Depois de tantas fases, conseguimos melhorar (e muito!) a ansiedade dele em diversas situações do dia-a-dia (uhuuuuuu!!!). Então, chegou o momento de fazer os treininhos para controle de ansiedade mais pertinho de outros cachorros. E isso, acaba sendo um problema, pois não temos esse cãopanheiro para nos ajudar 🙁

Por isso, a nossa Adestradora pediu um “Help!” para o seu ex-aluninho, Thor, um Golden Retriever muito simpático e seu Humano e eles toparam nos ajudar!!!! O Humano do Thor foi muito, muito, muito legal, levando nosso amigão no parque no horário da nossa aulinha! A ajuda do Thor foi simplesmente estar lá!

Caso seja a sua primeira vez aqui: Charlie é Reativo com outros cachorros apenas quando está na guia. Tirou a guia, tirou a reatividade!

Fico impressionada com tantas descobertas e quero dividir todas por aqui, ahahaha.

Quando a teacher me avisou que atrasaria um pouco, decidi entrar com Charlie no Espaço de 4 patas. Quando estávamos caminhando em direção ao portão, percebi que o Thor estava chegando. Na hora, observando o “perfil do Thor”, pensei: Se eu entrar, Charlie vai fazer amizade com o peludão e nosso treininho vai por água abaixo. O Thor é o tipo de cachorrinho que o Chachá adora brincar, e ao mesmo tempo, é o tipo de cachorro que ele adora encrencar quando esta na guia. Eita cachorrinho complicado, viu!

O Thor é gigante e bem agitadão, o que desperta a ira de Charlie na Guia… É brincalhão e muito sociável, o que desperta a afeição de Charlie quando está sem a guia… Afff… ahahaha …Chachá é marrentinho, adora encrencar com cachorros grandes ou agitados e dominantes. Fora, fora, fora da realidade do seu próprio tamanho.

Sabendo de tudo isso, O que eu fiz? Parei para Observar e analisar a situação. Decidi dar meia volta e ficar do lado de fora. Na verdade fiz uma leitura do comportamento do Chaplin e isso fez toda a diferença para que o treino acontecesse. Comecei a perceber, nos últimos dias,  que a minha capacidade de observar e compreender o comportamento do Chachá melhorou MUITO e isso é mágico!

Ok, a Adestradora chegou e partimos para o treino.

Foi um dos momentos mais legais vivenciados no Adestramento (para a Lu). Sabe por quê? Porque ficou claro que toda a nossa dedicação com esse molequinho tem melhorado demais a sua ansiedade/reatividade/agressividade.

Usando a guia, ele quis encrencar (de leve) com o Thor, mas estava muito controlável e não demorou muito para relaxar. Foi muito bacana ver Charlie tranquilo com a Guia ao lado de um cachorrão… Não consigo explicar a felicidade dessa mãe de cachorro que te escreve!

Eis aqui alguns momentos dessa nossa aulinha mais que especial…

Chachá ( com a Guia) ao lado do Thor (que está sem a guia) recebendo o Reforço positivo da sua Teacher amada 

Agora foi a vez do Thor receber o reforço positivo e Chachá aprender que precisa dividir a atenção da teacher amada e os petiscos com o amigo!

Obedecendo comandinho, respeitando limites e recebendo Muitooooo reforço positivo

Olha a atenção desses aluninhos na adestradora!!! Muito amor!

Thor, Charlie e Raná a amiguinha que chegou no final da aulinha

Não é segredo que sou bem coruja com os filhotes, então, imagina o “orgulho”que senti do nosso peludinho!

Taí um adestramento que indicamos!!!

Foi uma aulinha linda! Vale muito a pena dividir 🙂

Abraços, Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *