Qual o melhor sofá para quem tem Gatinhos e Cachorrinhos?

Já tem um tempão que quero fazer este post e um pedido de ajuda, lá na página do blog, no Facebook me encheu de energia e disposição para escrever! Muito obrigada querida Lu 🙂

Vou falar sobre sofás e gatinhos, sofás e cachorrinhos, sofás e pelinhos, sofás e unhas de gatinhos!!!!!!!!!

Apesar de não conseguir me dedicar na Decoração e Organização da nossa casa, como gostaria, a convivência com muitos peludinhos me proporcionou um “certo” conhecimento sobre o assunto.

Demoramos para chegar na aquisição dos sofás atuais. Vai parecer dramático, eu sei, mas, tive que passar por váriooooos “processos” internos e externos para bater o martelo e investir para mudar tudo. Já tentamos proibir o acesso dos cachorrinhos a alguns sofás, já usamos mantas de todos os tipos para protegê-los… Vixiiiii, temos um belo histórico sobre Limpeza X Sofás por aqui e isso já rendeu alguns posts no blog.

Para ser muito honesta, a família foi aumentando e a sujeira também, fato! Chegou uma hora que cansei de tanta sujeira. FATO!

Ok, já estava bastante incomodada com os tecidos e as sujeirinhas dos nossos sofás e para colocar a ultima gotinha de água e transbordar o copo… vieram os gatinhos! Sério! Muito sério! Aprendi na prática sobre o que Unhas de Gatos são capazes de fazer em alguns tecidos!

Foi neste momento que dei um “BASTA”  e coloquei na balança: Gatos, Cachorros – OU – sofás e limpezas????? Ahahahaha… Sorry, foi só para fazer um drama! Viveria sem sofás para o resto da vida se precisasse 🙂 Porém, achei que valia a pena fazer um investimento para trazer qualidade de vida para os Humanos e Peludinhos desta casa! Melhor decisão da Vida!

Hoje, tenho a seguinte opinião: O lugar onde passamos mais tempo na VIDA (Nós: Gu, Lu, cachorros e gatinhos) é a nossa casa, então, nada mais justo do que cuidar com carinho de tudo que vai entrar e ficar nela! Neh não!????

Primeiro, descobri que muitos cachorrinhos usufruindo do mesmo sofá pode trazer muita sujeirinha. Simplesmente porque as vezes rola xixi fora do lugar e patinhas molhadinhas, banhos vencidos (sim senhô, porque somos Humanos e não somos perfeitos!), pelinhos soltos pelo ar e muitas coisitas mais.  Segundo, descobri que os Gatinhos gostam de afiar as unhas nos sofás porque eles simplesmente afiam a unhas! É a natureza gritando e quem somos nós para impedir????

Ninguém!

Assumindo meu papel de “Ninguém”, decidi me desfazer de um sofá gigantesco de Suede que tínhamos por aqui.  Uma amiga sugeriu que tentasse vender pelo site da OLX e comecei a desapegar fazendo uma graninha, eita coisa boa! No embalo desapeguei de um sofá fofo de “tecido pet”, porém, de cor ingrata que quando os cachorrinhos subiam o tecido encardia.

Decidimos manter um único sofá que tem uma mistura de poliéster e algodão no tecido.

Foi esse “bendito sofá” que me fez descobrir que Gatinhos adoram os tecidos que possuem as tramas mais abertas, pois assim eles fincam as unhas, elas entram no tecido e enroscam entre as tramas! Daí, a Natureza começa a funcionar: Enfia – Enrosca – Puxa – Estraga – Enfia – enrosca – Puxa – Estraga…

Nossa Lu! Você descobriu isso pesquisando sobre o assunto?????

-Descobri com a prática mesmo 🙂 Só depois fui pesquisar…

Bom, vamos aos Desapegos!

Depois desses turbilhões de emoções, comecei a pesquisar a melhor “solução” para o nosso caso. As pesquisas me geraram uma “certa” angustia, confesso. Percebi, que mesmo encontrado a “melhor” solução para a nossa casa, ela não seria perfeita e teríamos que assumir um RISCO.

Comecei a pesquisar por tecidos fáceis de higienizar e a prova de unhas de gatos. Nenhum tecido é 100% a prova de unhas de Gatos, Mas (!!!!), existem tecidos resistentes às unhas dos bichanos sim!!!!

Descobri esse post aqui: Unhas de gatos X Tecidos e acho que pode te ajudar bastante, pois me ajudou! Aqui, vou dividir apenas as nossas vivências, tá bom?

Esse bonitão aí era o nosso sofá principal em tecido Suede. O Tecido Suede possui uma trama mais fechada o que faz com que ele seja um pouco mais resistente às unhas felinas. Realmente é verdade. Os Gatinhos andaram um tantão sobre ele e não causaram nenhum grande estrago. Mas, conseguiram deixar pequenas marquinhas, sim! O diferencial é que os “estragos” não ficam tão aparentes. E não deixávamos os peludinhos “afiarem” de fato as Unhas nele.

Quanto a “sujeirinha” canina, era bem “tenso”. O nosso ficava cheio de pelinhos e SEMPRE protegido por mantas. Ele passou por um processo de impermeabilização, por isso era mais fácil higienizar.  Mas… mesmo assim era um saquinho #sendobemhonesta

Além do tecido do sofá é extremamente importante “pensar” na cor do sofá! Sofás em tons mais claros tendem a ficar com aspecto “encardido” com muita facilidade. Para que isso não aconteça a higienização deve acontecer com muita frequência #maisumsaquinho. Este Tecido Pet reciclável da Tok Stock, em tom claro, absorve muitaaaaa sujeira. Também desapeguei fazendo uma graninha lá na OLX.

Vamos a solução!

Decidimos investir em um sofá de Manta siliconizada e couro da Tok StockBom, hoje faríamos diferente por ser de couro. Mas… enfim… Esse é o nosso sofá atual:

Temos duas poltronas que amamos – são muito confortáveis – e optamos em mantê-las! Aliás, essa é uma ótima pedida. Se a peça for bacana é só procurar um bom tapeceiro e revestir a estrutura do sofá ou poltrona. Fica um charme e podemos escolher o tecido!

Optamos por um tecido de couro sintético, depois da bobagem que fizemos em comprar o sofá de couro. Gostamos do resultado e ficou infinitamenteeeeee… mais barato :).

Couros sintéticos são frágeis, e as unhas dos Gatinhos podem arranhar, furar e rasgar o tecido. As unhas dos cachorrinhos também podem riscas o tecido. Mas, decidimos arriscar. No dia-a-dia jogamos uma manta decorativa para proteger e tento manter as pontinhas das unhas dos peludos sempre aparadas. Por aqui tem dado certo, mas é algo a se pensar…

Aqui, usamos o seguinte raciocínio: Se durar 1 ou 2 anos está valendo! O valor que pagamos no sofá de couro daria para revestir váriaaaas poltronas. As nossas poltronas já fizeram 1 ano e estão bem novinhas. Além, de ter um valor bem acessível a possibilidade de mudar o tecido das poltronas de tempos em tempos, sem pesar no bolso é encantadora! Tomamos cuidados, mas não piramos. Existem alguns tipos de couros sintéticos no mercado e escolher um mais resistente é uma ótima opção!

É extremamente fácil de higienizar! Um paninho molhado e já fica bem limpinho. Muito fácil de tirar os pelinhos, então, para nossa família foi PERFEITO! 🙂

Tão perfeito que trocamos os tecidos do sofá da casa da minha mãe por couro sintético:

Outra escolha que fizemos e super valeu a pena foi pelo tecido Acquablock. Este tecido possui as tramas bem fechada e os Gatinhos não conseguem bons resultados quando tentam afiar as unhas nele. Sem contar que é muito fácil de higienizar!

Revestimos duas poltronas com o Acquablock e amamos o resultado:

Antes era em couro sintético e sobreviveu muito bem a todas as unhas! Trocamos o tecido por estética. Esse preto não ia combinar com os sofás em tom marrom.

O tecido Acquablock REALMENTE é muito a prova de sujeirinhas de bichinhos!

Também fizemos duas capas para “aquele sofá” que nos mostrou do que a Unha de gatos é capaz, sabe? Para uma das capas escolhemos o tecido Acquablock seguindo o lema “praticidade é tudo!” E para a outra, escolhemos um tecido da família “Acquablock”, porém um pouco menos impermeável. Um bom tapeceiro possui amostras desses tecidos 🙂

A capa é bem bacana, pois dá para tirar e lavar. Fizemos duas, para quando uma estiver lavando, a outra entrar em cena!

As capas para o sofá poderiam ter sido feitas em tecidos mais confortáveis, mas colocamos na balança a quantidade de sujeirinha que rola por aqui, associado ao valor da capa e decidimos deixar a “beleza” de lado e optar pelo Acquablock novamente.

Lu, o Acquablock é muito feio?

Não! Não é! Mas, não é o tecido mais lindo do mundo. Vai do gosto de cada um. No nosso caso, queríamos manter o tom cinza, já que o nosso sofá é cinza. Não fica igual, mas gostamos do resultado. Logo vou postar um post sobre as capas e fotos da nossa sala de TV, tá bom?

Vamos às considerações finais…

Seguinte!

Ter que optar pelos tecidos acima, pode significar ir para longe do que achamos realmente bonito e aconchegante. Nós, por exemplo, gostamos de sofás em tons clarinhos e tivemos que optar por uma decoração em tom escuro. Tínhamos muito receio em relação ao conforto desses tecidos, mesmo assim, decidimos arriscar. A questão da higiene e decoração aqui em casa estava incomodando muito!

De nada adiantava ter um sofá bonito, com o tecido dos sonhos, se ele vivia coberto por mantas! Sem contar o trabalho de trocar as mantas, sacudir as mantas diariamente para tirar pelinhos, lavar as mantas e tals. Sério, era um porre.

Lu você se livrou das mantas?????

Não, não me livrei, porém, uso as mantas como deve ser: Para decorar! E consequentemente elas protegem o sofá e trazem conforto. Uso apenas 1 manta em cada sofá e não 4 para tapar todo o tecido, entende?

 

Quem vos escreve é uma pessoa cansada de limpar, limpar e limpar. Então, leve isso em consideração. Cada caso é um caso e cada cachorrinho produz um tipo de sujeira. Nem todos os Gatos vão querer afiar a unha no sofá.  Mas acho que pode ser valido conhecer a experiência de uma família que hoje tem uma vida bem mais leve com a chegada dos novos sofás!

Esse post aqui: A Sala dos Gatinhos, a sala dos Cachorrinhos, a nossa sala! fiz bem pertinho da data que trocamos os tecidos! Ainda não tínhamos a vivência, mas já tínhamos um cheirinho de que havia sido uma boa escolha!

Abraços, Lu

 

2 thoughts on “Qual o melhor sofá para quem tem Gatinhos e Cachorrinhos?

  1. Lu!!!!! que post maravilhoso! Me deu uma luz TREMENDA pois aqui estamos nos organizando pra trocar os estofados, ganhei as poltronas e o sofá da minha avó (peças muito boas e compensa trocar o estofado) e estava na dúvida, estofado bacana com mantas impermeáveis ou estofado impermeáveis com mantas bacanas… depois do que escreveu já sabe que eu fiquei com a segunda opção né…
    Por aqui meu maior desafio são as patinhas molhadinhas… ter quintal é ótimo mas, implica em cachorros entrando correndo com as patinhas sujas… E nosso querido sofá de suede fica MUITO marcado… mesmo eu lavando as almofadas (que são soltas)… além de nossas poltronas que são bege e de trama larga… suja fácil e gruda pelo facil também!
    Estou montando um post pra falar da Furminator, que foi uma baita aliada ao meu problema com pelos pela casa e grudados em tudo que tem tecido…
    E nossa… eu te entendo… muito… ter a casa gostosinha pra ficar é delicioso… sujeiras muitas vezes estragam essa vibe e a gente fica MUITO refém de faxinas e mais faxinas…
    Entre o acquablock e o couro sintético… qual vc acha mais confortavel… já que não temos gatinhos e não temos problemas com nossos cachorrinhos resolvendo cavar o sofá ou as poltronas…
    Beijos Lu!!! Até mais

    1. Oi Helô… muitos bichinhos em casa aumenta a sujeirinha, não tem muito jeito de evitar neh! Helô eu gosto mais do couro sintético em praticidade. É mais rápido de higienizar, com certeza e eu gosto do tecido em relação a conforto. Tinha receio de ser “gelado” no inverno ou “quente” no verão, mas não… é bem confortável 🙂 Existem alguns tipos de “couros sitéticos” então é legal pegar um mais confortável. O tapeceiro acaba nos orientando durante a escolha! Acho que vc vai amar e super vale a pena manter móveis legais… foi mais ou menos assim com as nossas poltronas 🙂 Beijão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *