Aprendendo a Gostar da Caixa de Transporte antes de conhecer os cachorrinhos

Às vezes fico impressionada com a simplicidade e complexidade do mundo Pet. Desde que entrei nesse mundo, estou aprendendo alguma coisa que jamais havia imaginado que era assim ou assado, sabe? Já perdi a conta das vezes que precisei resolver algo muito “pontual” e me deparai resolvendo váaaaarias outras coisas para conseguir resolver aquela primeira coisa… ahahahaha… eita!!!!

A ideia era fazer apenas 1 post contando a nossa experiência em apresentar cachorrinhos para Gatinhos… E… simplesmente, percebi que 1 post só não ia dar conta de tanto aprendizado guardadinho aqui, só esperando para ser dividido… Então, bora lá, para o segundo post 🙂

Hoje vou contar como fizemos os Gatinhos amarem a Caixinha de Transporte! Esse post é continuação desse outro aqui ó: Como apresentamos os gatinhos para os Cachorrinhos? .

Na época, a nossa Adestradora nos passou a seguinte missão: Precisávamos fazer com que os Gatinhos se sentissem seguros dentro da Caixinha de Transporte, para que quando vissem um cachorro, pela primeira vez, o Mundo felino não desmoronasse. Eita complexidade que me mata!

Hoje, depois das lições de casa – feitas, refeitas e decoradas – aprendemos que todos os peludinhos, do mundo, deveriam amar uma caixinha de transporte e se sentirem seguros dentro dela! Sabe aquele abraço de melhor amigo, o colo da mãe, a sensação de voltar para casa? A Caixa de Transporte tem mais ou menos esse papel na vida dos peludinhos… o de trazer segurança e conforto, mesmo quando estão em um lugar desconhecido. Todos os peludinhos deveriam entrar em uma caixinha de transporte e respirar “aliviados” por acreditarem que nada de ruim poderá acontecer quando estiveram dentro dela! Tão simples, tão complexo e tão lindo, né não?

Como Fizemos?

Inicialmente, a Apresentação entre catíorros e Gatinhos seria feita com os Gatinhos dentro da Caixa de Transporte, por ser muito mais seguro. Precisávamos fazer com que os gatinhos sentissem que dentro dela nada de ruim na Vida poderia acontecer com eles, então, o primeiro passo, foi fazer com que os Gatinhos “Amassem” ficar dentro da Caixinha!

Iniciamos o treino com uma Bolsa de Transporte que já tínhamos em casa.

Como eramos pais de primeira viagem, precisávamos de um tempo para decidir por qual caixa de transporte comprar. Iniciamos os treinos de adaptação dentro de uma Bolsa de transporte maleável. Mas, rapidamente providenciamos a Caixa Rígida que nos deu, infinitamente, maior segurança para deixar os cachorrinhos chegarem perto para cheirar!

Lembrando que é na Caixa Rígida que os peludinhos serão transportados em viagens mais longas, veterinários… Por isso, era fundamental investir em uma bem joinha, neh?!

Treinos Para Adapdação

Iniciamos os treinos com os gatinhos (longe dos Cachorros) com as portinhas da Bolsa e da Caixa de Transporte abertas. Queríamos que os bichanos fossem se adaptando aos poucos e tivessem a liberdade de sair, da Caixa, quando achassem necessário.

Com a portinha aberta, colocávamos petiscos maravilhosos dentro da Caixa! Servíamos algumas refeiçoes dentro dela!

Deixávamos a Caixa de Transporte no quarto que os Gatinhos estavam ficando para que pudessem dormir dentro dela.

Eles se adaptaram com muita facilidade! Ficamos impressionados!

Em poucos dias, começamos a perceber que quando os levávamos, dentro da Caixinha, para vários ambientes da casa e os soltávamos, para que aos poucos fossem se adaptando com o apartamento, eles acabavam voltando para perto da caixa. A caixa de transporte passou a ser um lugar seguro para eles!

Conforme eles foram se adaptando com a Caixa de Transporte continuamos os treinos para adaptação com a porta da caixa fechada.

A adaptação realmente  foi muito rápida!

Assim como os doguitos os Gatinhos devem associar a presença dos cachorrinhos com algo muito legal e sem traumas. Por isso vale muitooooo a pena dedicar um tempinho para deixá-los bem a vontade na Caixinha de Transporte 🙂 O mais importante é ter consciência que apresentar um Gatinho para um cachorro pode ser algo muito tranquilo ou muito perigoso. A Caixa de transporte permite que o bichano fique seguro enquanto o cachorrinho passa pelo processo de dessensibilização tão importante durante a apresentação 🙂

Quer saber mais sobre a técnica da Dessensibilização? O próximo post é esse aqui: A dessensibilização foi fundamental

Ah! E não deixe de dar uma olhada no post sobre a primeira forma de apresentação entre os peludos: Conhecendo O cheirinho uns dos outros

Abraços, Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *