Pais de cachorros também precisam gastar energia!

Qualquer Humano que atravessou a ponte do mundo “sem cães” para o mundo “com cães”, com quase TODA certeza, já ouviu falar que cachorro precisa gastar Energia! Esta frase, está tão enraizada na vida dos pais de cachorros, que bem acho que deveriam criar um ditado popular, só para ela! Algo do tipo: Cão que não gasta energia, ladra e morde! Ou… Cão que não gasta energia, nunca se endireita! Sabe como é?

Pois bem! Juro que sempre respeitei a frase, mas vou te dizer que a danadinha passou a ter um “sentido” muito mais profundo na *nossa vida.

Poderia dar 1000(…!) exemplos, para te explicar o que estou tentando escrever, mas darei apenas 1, para deixar esse post bem levinho e assim ter você aqui mais vezes!

Sábado passado, foi dia de levar os peludinhos para passear no Cachorródromo da nossa cidade. E só para você entender o contexto e visualizar o cenário….

Antes de entrar no Cachorródromo, propriamente dito, temos que passar por um caminho cheio de graminhas. O que seria muito legal (e é!!!) para ajudar a diminuir toda a “ansiedade” e felicidade, que pairam no ar,  desde o momento que descemos do carro até o momento de sentir a liberdade na veia dentro do cachorródromo #neh

Só que… tem um DETALHE entre tantas graminhas… (Quem tem cachorrinho Ansioso vai me entender!!!!)

O DETALHE é que as Graminhas que compõem o nosso percusso (do lado de fora) é separada da graminha do Cachorródromo (lado de dentro) por uma cerca vazada, ou seja, transparente. Basicamente, quero dizer que os cachorrinhos que ainda não entraram no Espaço de 4 patas, conseguem ver os cachorrinho que já estão livres, leves, soltos e saltitantes lá dentro e vice e versa. Acho que já deu para entender, neh??? ahahahaha Pensa na ansiedade do cachorrinho que está chegando!!!!

Tanta exposição, para os treininhos do Chachaplo, é perfeita! Consigo trabalhar e muito a ansiedade dele quando nos colocamos nesta situação. Porém, entretanto e todavia, quando estamos com os outros peludinhos e não estamos fazendo “treininho”, a “situação” pode ficar bem descontrolada! Lembra do post Agitação em Cachorro é contagiosa! ???? É bem por aí….

Logo que chegamos, Charlie, fez questão de esbanjar uivos e latidos de indignação. Como assim não inventaram o teletransporte??????  Afff… E a Guia do “me segura, me segura, se não eu brigo!  – pendurada em mim”?????? Affff… Imagina, neh???? ahahahaha

Ok, entramos!

Os ânimos se acalmaram, correram, brincaram e foi tudo Mara, ops, tirando o fato da Emília sair mordendo quase todos os cachorros do parque… aiaiaiaiai….ahahahaha Mesmo assim foi MARA!

Hora de ir embora! Hora de Todo mundo voltar para a Guia!

Charlie Chaplin e eu, caminhamos em direção ao carro e a presença da tranquilidade estava no ar. Foi como se a Reatividade nunca tivesse existido. Ele permitiu que todos os amigos que ainda estavam soltos do lado de dentro chegassem bem pertinho. Não tinha ansiedade.

Tiramos algumas fotos para registrar tamanha peculiaridade. ahahahaha

Provavelmente, alguém olhando de fora falaria: Ele está calmo porque gastou energia! Cachorro precisa gastar energia!

E o meu olhar aqui de dentro falaria: Sim, ele ficou calmo por ter gastado energia no parque, mas só o gasto de energia no parque não teria dado conta de abrir a porta para tanta tranquilidade. O “gasto de energia” em casa, respondendo aos nossos comandos, se alimentando em brinquedos interativos, brincando com brinquedos feitos para cachorrinhos, recebendo a nossa atenção, recebendo o “nosso gasto de energia” para educá-lo durante o passeio, sentindo a nossa paciência para ajudá-lo a se adaptar com a nova coleira, enfim…

Foi tudo isso que lhe trouxe tranquilidade 🙂

Aprendemos a não diminuir a frase “Cachorro precisa gastar Energia!”. Ela anda junto com a frase “Tutores de Cachorros também precisam Gastar Energia!”

Abraços, Lu

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *