Pela “Vila” em Ilhabela com os Cachorros ( Parte II)

Fizemos esta viagem em agosto de 2015. Como repetimos a experiência no ultimo fim de semana, fiz questão de melhorar as fotos deste post. Ilhabela continua exatamente assim 🙂 As fotos estavam guardadas e achei que valia a pena publicar 🙂

Se quiser saber como foi o nosso primeiro dia em Ilhabela, antes de ler sobre o segundo, é só clicar nesse post aqui: Conhecendo Ilhabela com os Cachorros (Parte I)

Segundo Dia (Domingo)

No segundo dia na Ilha, aproveitamos para conhecer o centro da cidade que é bem fofo! Vamos a História, porque a pessoa aqui pesquisou e faz questão de dividir tudo que descobriu sobre o paraíso das Ilhas… ahahahaha

Centro Histórico de Ilhabela “Vila”

A Vila foi o primeiro bairro de Ilhabela! Hoje é um dos mais frequentados pontos turístico da cidade e é nela que estão os restaurantes, bares, sorveterias e as lojinhas de artesanato mais charmosos da cidade. Durante a noite vira ponto de encontro para as pessoas que querem diversão, com casa noturna e bares animados.

Achamos a noite de Ilhabela bem animada!

Vista para os bares e lojinhas da Vila

Calçadão onde ficam lojas e bares

Aumigo curtindo um restaurante Pet Friendly

As praças principais são muito charmosas e bem cuidadas. Quando estava lá, consegui usar a imaginação para pensar como “tudo começou”, porque sou dessas…ahahahah. Um dos encantos das praças é a vista para os prédios históricos da primeira igreja da cidade e da antiga cadeia e fórum.

Igreja Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso

Foi ao redor da igreja Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso que nasceu a cidade de Ilhabela. Historiadores acreditam que ela começou a ser construída cem anos depois do descobrimento do Brasil. A igreja passou por várias reformas e foi ampliada ao longo dos anos. Para completar o cenário, na frente da igreja está a pequena e charmosa Praça Professor Alfredo Oliani, com uma imagem de Cristo na Cruz. Muito bonito! Simplesmente maravilhosa e, na nossa opinião, é um dos mais belos cartões postais da cidade!

Antiga Cadeia e Fórum

Ao lado da Praça Professor Alfredo Oliani, está o prédio que foi a antiga cadeia e fórum da cidade. Atualmente é a atual sede do Parque Estadual de Ilhabela. A construção foi muito modificada, mas mesmo assim é linda e muito bem cuidada.

Praça Coronel Julião

Em frente à Praça Professor Alfredo Oliani, fica a Praça Coronel Julião, um lugar muito agradável para sentar com os peludo tomar um sorvete, papear, apreciar o movimento e o mar. Foi bem isso que fizemos!

Descobri que existe um programa chamado “Caminha São Paulo”, que criou um roteiro turístico chamado Passos dos Jesuítas-Anchieta. Ou seja, parte das rotas percorridas pelos jesuítas na metade do século XVI, foram reproduzidas e a Ilha, passou a fazer parte deste roteiro, logo depois que encontraram registros de que o Padre Anchieta junto do Padre Manuel da Nóbrega passaram por ali. Legal, neh?

E bem ali, na pracinha principal da cidade está um tantão da história da nossa região, sendo que o Padre Jesuíta José de Anchieta, teve um papel fundamental para que a comunicação entre portugueses e índios acontecesse.

Ficamos impressionados com os peludos de rua de Ilhabela. Todos que encontramos pareciam ter donos de tão gordinhos e bem cuidados. Sei que parece estranho, mas é verdade. Conversando com uma pessoa local, ficamos sabendo que as pessoas costumam alimentar e muitas vezes vacinar, mas que não levam para casa. Eles ficam caminhando pela cidade, praias e tals. Claro, que isso não deve acontecer com todos, mas os que vimos estavam sempre com um aspecto de “não sou de rua”.

Píer da Vila

Bem próximo às praças está o Píer da Vila que é o portal de entrada para quem chega a Ilhabela de Navio (Cruzeiros). Para tudo! Que vista maravilhosa para apreciar com o peludo!!!!!

Quando estávamos fazendo este passeio o sol começou a ficar forte, então o carrinho pet ajudou demais… Os meninos ficaram curtindo sombra e água fresca enquanto as meninas apreciavam tamanha belezura!

Canhões de Ilhabela

Os canhões ficam bem pertinho de tudo que mostrei aqui em cima e estão carregados de História! Foram construídos pelos portugueses (muitaaaa história, neh)  para defender a Ilha dos ataques de piratas.

 

 

Caminhando pela Orla com os cachorros

Caminhamos pela Orla com os peludinhos e de novo: Para Tudo! Que passeio delícia! Nós caminhamos da Praça principal até a Praia do Saco (Mas… com mais tempo e tempo fresco dá para continuar a caminhada). A vista é muito bonita e a região é bem agradável.

Ao lado da calçada passa uma ciclovia, que é muito usada. Vimos ciclistas extremamente irritados com turistas distraídos que andavam pela ciclovia. Faltou um pouco de planejamento quanto à acessibilidade em uma “rua” tão turística. Para cadeirantes, fica muito difícil andar com tranquilidade, pois existem árvores no meio da calçada, o degrau da calçada é alto e ao lado está a ciclovia. Bom, ó mas esse não é um problema apenas de Ilhabela, não é? 🙁

Mais História (Fora do Centro… espalhada pela cidade)

Capela São João Batista na Avenida São João 

Capela de São Benedito na Praia Grande (lindo!)

Escultura Multiplicação dos Peixes

Quando fizemos a pesquisa sobre “o que fazer em Ilhabela?”, encontramos o Parque das Esculturas como opção. Chegando lá descobrimos que ele não existe mais. Mas eles colocaram esta escultura em uma rotatória, então podemos conhecer pelo menos uma das esculturas feitas em metal pelo artista e escultor Gilmar Pinna. Lindo trabalho! A escultura Multiplicação dos Peixes está na rotatória da Praia Itaguaçu.

Apesar do nosso gosto bem “peculiar” por passeios Históricos em cidades cheias de belas praias… ahahaha… Espero ter conseguido mostrar um pouquinho da beleza dessa Ilha que de Bela é inteira 🙂

Vou finalizar o post com mais um bonitão que estava tomando banho de mar enquanto tirávamos fotos da escultura dos peixes 🙂

Terminamos assim o nosso passeio pela Ilha!

 

Abraços, Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *